terça-feira, outubro 24, 2006

As ervilhas suckam.

As ervilhas são redondas. Porquê? Porque são obesas. E não é uma obesidade qualquer, a das ervilhas: é uma obesidade mórbida. São vegetais putrefactos por dentro, que não são capazes de se mexer nem para salvar a própria vida de um fim precoce na panela, a menos que seja a rebolar, claro. Querem mais deprimente que isto? Ter de rebolar para salvar a vida?!

Nós, os agriões, somos um dos vegetais mais nobres que existem. Temos vários usos, podemos ser ingeridos crus ou cozinhados e somos ricos em ferro, o que nos torna óptimos para a saúde. Para além disso, é muito raro sermos congelados. Geralmente somos frescos, ao contrário das ervilhas que, ao pensar no trabalho que lhes daria entrar e sair da montra da mercearia todos os dias preferiram ficar quietinhas no frigorifico enquanto viam a Oprah e o Dr Phill na Sic Mulher.

Nós cuidamos da nossa imagem: somos belos e esguios, com folhas verdes e suculentas. Sim, somos efémeros. A velhice tira-nos a beleza e transforma-nos em pequenos fragmentos de alma amarela. Mas o que é belo é efémero! A beleza do ser humano reside na sua efemeridade... Por isso nós, que não somos congelados (já mencionei?), preferimos abdicar de uma existência letárgica para nos dedicarmos a uma mais curta, sim, mas também incrivelmente mais rica e intensa.

Quanto ao tom verde das ervilhas... Por amor de Deus... Verdes, verdes somos nós! Aquilo é um verde deslavado que nem dá para perceber bem o que é. Mais uma vez, essa cor deve-se à personalidade pouco activa das ervilhas... Pensem comigo: o que é que dá a cor verde às plantas? A fotossíntese O que é que é absolutamente necessário para a fotossíntese? O sol. Ora bem... As ervilhas podem recitar-te o episódio número 158923766000 da Oprah de cor, mas de sol não percebem nada. É por isso que elas ficam com aquela corzita tão infeliz... coitadas.

Quanto às lentilhas... Eu também não gosto delas. Cabras intriguistas, é o que elas são! Piores que as cebolas!


Compreendo que a hierarquia vegetal seja uma coisa complicada para os humanos compreenderem, por vezes até para nós, vegetais, se torna um pouco confusa. Vamos pôr as coisas nestes termos, para tornarmos as coisas mais simples: vocês têm a Lili Caneças e a Paula Bobone. Nós temos as lentilhas e as cebolas. Há ovelhas negras em todos os rebanhos...


(reparem que, também eu usei o nosso novo privilégio: parágrafos e acentos!!!!)

4 comentários:

kadgi disse...

"Quanto às lentilhas... Eu também não gosto delas. Cabras intriguistas, é o que elas são! Piores que as cebolas!"

Farei uma t-shirt com isto.

KrystalNight disse...

Em primeiro lugar contesto veementemente a este post tão pouco reflectido. Minha cara colega de outros blogs há tanto tempo idos (se penso que é quem é) senão tivesse desde já manifestado o seu desprezo (completamente subscrito pela minha pessoa) às lentilhas eu até ousaria dizer que estaria vendida às ditas cujas.
Em segundo lugar, as ervilhas não são obesas o seu IMC é de 20.3 como vê são elegantíssimas. A sua forma redonda é a forma perfeita senão vejamos: qual foi das maiores descobertas da humanidade a seguir ao fogo? A roda!!! Qual é o formato da roda? A resposta fala por si. Qual é a forma da Terra? Qual a única forma que não tem cantos ou arestas? Qual é a forma dos hamburgueres? Qual é a forma das melancias?
Quem mais pode dizer que rola no mundo dos vegetais tão perfeitamente quanto as ervilhas? O que chamou de desvantagem ou até rebaixou eu chamo de extrema vantagem. Se todos nós rebolassemos ninguém se cansaria e não havia tantos lares de idosos pra dpx arderem e assim.
Em relação ao congelamento só mostra que não entende a profundidade do acto. Mais do que preguiça como lhe chamou é um acto de inteligência. No meio de tantas outras ervilhas quando vamos cozinhar inevitavelmente alguma escapará e rebolará (está a ver a vantagem?) para algum lugar escondido para se reproduzir e habitar novos locais. O congelamento é uma forma de criopreservação bastante avançada. Há anos que tentamos fazer o mesmo sem sucesso.
Em relação ao tom das ervilhas é um tom sui generis que jamais os agriões poderão alcançar.
Não nego as qualidades dos agiões mas reconheço a sua inferioridade. Repare nem sequer têm direito a uma vagem, apanham todo o tipo de defectos humanos e animais em cima, as folhas estão ali todas à molhada a concorrer pelo Sol e depois como é obvio, como nem todas as folhas apanham o Sol desejado depois os molhos ficam assim com um aspecto murcho e desidratado como se estivessem em morte cerebral há mais de 3 15 dias.
P.S. Se ainda não verificou cara colega que a colega não é um vegetal mas é uma pessoa e continua a falar como se fosse um destes por favor consulte o serviço de psiquiatria mais próximo da sua residência. Não se apoquente com isto sabe que as consultas de psiquiatria são como a reciclagem... tocam a todos!

KrystalNight disse...

Onde se lê defectos leia.se dejectos.

kadgi disse...

oh meu deus...