quinta-feira, abril 26, 2007

Meat


Um hambúrguer por mês.
Não, uma visita ao MacDonalds por mês...
Sim, uma visita ao MacDonalds por mês, independentemente do que lá coma. Isso inclui os MacFlurry’s, os MacSundays, as tartes de maçã, os Mcnuggets e todos os outros filhos de Lucifer, o filho da Manhã.
Não tem de ser complicado, em termos racionais até é o mais plausível, vamos ver se resulta.
Objectivo final: banir a fast food da minha alimentação regular num período de 3 anos, tornando-a numa refeição rara.

Razões para o fazer? Difícil é encontrar razões para não o fazer.

Se valorizamos realmente o lado racional do bicho homem, o mesmo que andava a fazer tags nas cavernas do Alqueva e que agora as faz por detrás da sede da TMN, então por esta altura já seríamos todos vegans, ninguém usaria cabedal excepto os Fonzie impersonaters e ninguém, (repito), ninguém aumentaria o buraco do ozono só para ter o cabelo como a Farrah Fawcett.
Nenhuma destas coisas aconteceu - pelo menos a nível generalizado - por isso a solução para o problema reside infelizmente nas acções pessoais e, mais infelizmente ainda, na consciência humana. Já referi a Moda? Não? Então na Moda, também.

Bem, não me quero atrever muito nesse assunto, mas eu não me lembro nunca de ter ouvido falar de terroristas com problemas de consciência: se não virmos as nossas acções como más, ou como prejudiciais para o Mundo em geral, então dificilmente a nossa consciência irá dar alerta algum! Por isso, sempre que entrar num MacDonalds, terei de me interiorizar de factos e só eles se poderão pôr entre mim e o cheeseburguer a 1 euro.

Nutrição
- O ser humano é omnívoro, o que não significa que a sua dieta terá obrigatoriamente de conter carne e vegetais, significa sim que ele pode consumir ambos.
- A nível nutritivo, a carne está cheia de coisinhas boas, mas todas elas podem ser encontradas noutro tipo de alimentos.
- A carne está cheia de coisinhas más, para além da gordura.
- Podemos sobreviver somente do consumo de vegetais e outros que tais, mas o sonho de uma dieta à base de picanha não passa disso mesmo. (chuif)
- Mummy says it all the time- "Eat your veggies!!"

Valores
- Nunca se consumiu carne como agora. Todos os dias, milhares de seres vivos conscientes são transformados em toneladas de carne que excedem em muito a procura do mercado, grande parte dela acabando por apodrecer antes de chegar a algum lado.
- As condições de abate são as conhecidas. A criação de animais mutantes para satisfazer determinada necessidade de determinada companhia é simplesmente atroz.
- Qualquer animal carnívoro mata para sobreviver. Nós não só não entramos nessa categoria, como desenvolvemos toda uma indústria á volta dessa matança. Os meus valores pessoais consideram o Ser Humano mais um animal entre outros, diferente apenas por ter compensado a sua fraca adequação ao meio pelo desenvolvimento das suas faculdades mentais. O cliché assegura-se: "Com que direito então...?"
- Maybe Meat is Not Murder, but too much meat is definitly controlled genocide.

Política
- Ao consumirmos um hamburguer na Tasca do Ronald estamos a contribuir, directa ou indirectamente, para o excesso de consumo de carne no mundo ocidental; para a continuidade dos maus hábitos alimentares; para assegurarmos a obesidade como a segunda causa de morte evitável no mundo ocidental, depois do tabaco; para a exploração de milhares de empregados em todo o mundo e para o aprofundamento do fosso entre ricos e pobres; para o alastramento ao resto do mundo de um domínio sem rival da face mais negra do capitalismo; para a desflorestação do globo e, portanto, para o aquecimento global; para o desaparecimento dos pequenos restaurantes locais; para a exoticação da alimentação saudável, como coisa para um dia especial, pois nós os pobres não podemos comer bem todos os dias...
- Se me convencerem que o Director Geral da MacDonalds Inc. se alimenta com os seus produtos, então nesse dia provo o Mc.Bacon, esse clássico que me tem escapado estes anos todos.

Apesar de ter sido gritado em todo o lado e até à exaustão, cada vez levo mais a sério aqueles versos do Billy Corgan :"Despite all my rage, I'm still just a rat in a cage". Quase nenhum dos detergentes que uso em casa são bio degradáveis, continuo a fazer imenso lixo, recuso-me a ir prás ruas lutar contra seja o que for, não gasto dinheiro para me manter informado, fecho os olhos à Somália e ao Iraque.
Afinal, se eu digo estas coisas todas, de que estou eu à espera para me tornar vegetariano (ou mesmo vegan)? Se é pra fazer as coisas, porque não fazê-las bem feitas? E mesmo que me tornasse vegetariano nos próximos 5-10 anos, não estaria a remar corajosamente contra a maré! - O vegetarianismo e seus derivados estão na moda, a indústria macrobiótica está a explodir, a consciência ecológica está como nunca esteve! NÃO ESTARIA A FAZER NADA DE ESPECIAL!
Mas então porquê tanta reserva?

A razão é simples: Picanha.

14 comentários:

KrystalNight disse...

ISto foi escrito por ti? parece diferente.

Anyway. Tb evito ir ao Mc sp k posso e penso que até lá vou menos de uma vez por mês só mesmo quando não há mais nenhuma opção viável. Não tanta pela carne ou pela gordura, mas pela exploração de funcionários, que trabalham muito em condições nada agradáveis e são mal pagos. Havia uma rapariga que eu conheço que fazia la um part time das 9h as 16h salvo erro e dpx levava pra casa 40 cts/mês. Tipo é quase full time. Deixem lá ver o k é k eu faria com 40 cts... epa as possibilidades. Sustentava pelo menos 12 filhos.

Quanto ao apelo ao vegetarianismo eu não embarco nisso e não me sinto culpada por comer animais, eles ainda me deviam agradecer por eu os escolher pra serem comidos.

"Os meus valores pessoais consideram o Ser Humano mais um animal entre outros, diferente apenas por ter compensado a sua fraca adequação ao meio pelo desenvolvimento das suas faculdades mentais" - discordo aboslutamente, e se achas que és assim tão igual qualquer dia vamos-te visitar ao zoo boa?

A falta de paciência levou-te a escrever simplesmente a carne tem coisinhas boas e más né? lol desta vez passa porque foi o post já tá enorme. Mas pra próxima queremos todos uma dissertação de 520 páginas sobre os benefícios e malefícios da carne. :P

Tirando isso tá nicezito e espero que alerte algumas consciências ou então não.

Anónimo disse...

A mim o big mac faz a minha digistão demorar 8 ou mais horas! Um amigo da minha mãe cujo genro é gerente do mac daqui disse-lhe: "Nunca venhas cá comer, nem deixes os teus filhos virem cá!", "ISTO É PURO VENENO!". Disse que os hamburgers devem ser consumidos 10 minutos logo depos feitos, porque passados esse tempo aquilo tornasse um ninho fertil para as bacterias! É por isso que eles têm um cronometro na cozinha para controlar isso. O gerente nunca comeu uma refeição lá. Vai sempre aos restaurantes mais caros no seu Subaru comprado à custa das centenas de Mcfãs que todos os dias lá vão e lhe o enriqueceram. Já agora o MacOriental é a maior peça de bosta que já comi na minha vida!!!!!!!
Hugo

Anónimo disse...

digestão
Hugo

Anónimo disse...

Eu tinha dito centenas de Macfãs que lá vão todos os dias... Hoje encontrei um empregado do Mac que estava a queixar-se de estar todo partido. Ele disse-me que estava cansado. Perguntei-lhe porquê. Ele disse-me que já lá tinham ido hoje sete mil pessoas segundo a contagem informática. E que isso era o normal todos os dias... 7 mil pessoas!! Tendo a minha cidade 14 900 habitantes...
Hugo

agriao disse...

Eu não vou ao Mcdonalds. Já o Burger ranch... é outra história, n é kadgi?

:P*

agriao disse...

Btw: eu não ando por aí a matar animaizinhos por desporto, mas não estou disposta a abdicar de uma boa feijoada, de óptimo bacalhau (que está em extinção, btw) ou da tão falada picanha. A questão está na moderação. Não precisas de deixar de comer essas coisas, precisas de controlar o consumo delas. Ah, e também precisas de meter na cabeça das pessoas que o Macdonalds é uma empresa nojenta que para além de fazer mal à saude é extremamente elitista e discriminatoria quer com os seus empregados quer com os seus clientes.

Por mim podem entupir as artérias à vontade, mas ao menos que o façam com estilo.

kadgi disse...

Lol, "entupir as artérias à vontade, desde que o façam com estilo".

Pois, a moderação talvez fosse o ideal, mas às vezes é preciso mais... Tipo, as nossas influênciass são sempre gente extremada, nunca são os neutros. Nós é que pegamos nesses extremos e procuramos a neutralidade...
Sei lá, sometimes it seems the only way to get things done..

agriao disse...

Mas precisas de ser um desses extremos?

agriao disse...

Btw, hj sonhei que ia ao Burger ranch. (Jesus)

Anónimo disse...

Já cá faltava a pancadinha do querer ser "veggie", vou gostar de te ver com a tonalidade esverdeada... vai ser interessante o resultado visual final... anyways o problema é fácil, Pára de ir lá ao Mac e come decentemente, ou come em casa ou leva comida de casa, já agora, nunca vi nenhuma coruja a ir ao psicólogo com problemas de consciência por ter comido um rato, e não me venham dizer que os animais não pensam etc, that's a load of bullshit.
Mantém-te Omnívoro mas é, pq o pessoal que tem a mania que é ruminante campestre está cheio de deficiências em termos de proteínas e vitaminas etc acabada em Inas e continuam a comer Soja e Tofu como se a vida deles dependesse disso (funny part...depende mesmo lol) conheço já duas pessoas que se deram mal com essa pancada do ser herbívoro e voltaram a comer de TUDO para recuperar das úlceras.
OMNÍVORO José...OMNÍVORO ;P

~DukeStyle~

kadgi disse...

Lol, Dukestyle...
Na minha opinião os animais não pensam, reagem, mas isso é irrelevante. Não haverá corujas com problemas de consciência porque as corujas caçam apenas o necessário, não fazendo questão de esgotar toda uma gnr(grande ninharia de ratos) só porque sim...

Quanto ao ser "veggie", nem sei o que isso quer dizer...

E quanto aqueles que têm deficiencias de proteinas and shit, pah, isso n tem nada a ver com comerem carne ou não: eles simplesmente comem mal! Quem se torna vegetariano não começa simplesmente a comer couves, o que faz é SUBSTITUIR alimentos de origem animal por de origem vegetal. Isso significa ter noção do que contêm os alimentos que comia, para saber o que deve passar a comer. Não se passa do frango assado para o hamburguer de soja(argh!) assim...

Quanto ao omnívoro e em jeito de conclusão, O ser humano é omnívoro porque começou por viver da pecuária antes de começar a cultivar! O nosso corpo está adaptado para digerir e assimilar carne e erva (erva da boa, cralhe!), mas não precisa de ambos para sobreviver. Infelizmente para nós amantes da picanha e afins, os "veggies" são a unica coisa que precisamos mesmo, tudo o resto é perfeitamente substituível, e os excelentes desenvolvimentos do campo da nutrição já nos permitem ter um controlo total do que ingerimos, pelo que... SER OMNÍVORO IT'S JUST LAZY...
Ontem acordei prai ás 3 da tarde, por isso tirem as vossas próprias conclusões...

kadgi disse...

@Agrião
Eu não preciso! Pelo menos não quero, mas o que eu queria dizer é que nós acho q temos tendencia a ignorar quem se mantém no meio, acho eu, tipo, só seguimos os extremos e depois escolhemos nós próprios o meio...
Mas isso é bom, acho eu... Se fossemos todos extremados, o mundo mudava muitas vezez por dia.. MAIS VEZES QUE A MERDA DESTA GOOGLE ACOUNT, QUE ME TÁ SEMPRE A PEDIR PARA REINTRODUZIR A PASS!!
Bandidos, pah!

KrystalNight disse...

Ser omnivoro é simplesmente poupar montes de dinheiro em bifinhos de queijo (tofu) e vegetais estranhos que não existem num supermercado perto de si (processemos o pingo doce).

kadgi disse...

Neps, os preços tão a baixar... E, tipo, fazer sacrificios às vezes também passa pela carteira...